Quem sou eu

Minha foto
Um Blog de poemas e crônicas feito especialmente para você, que tem bom gosto!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Então, deu no que deu...Zorra total!


 
O homem queria tudo e, por isso, de tudo se apropriava, indistintamente.
Tirava de quem tinha muito e de quem nada tinha.

A aldeia, então, a sua, viu-se obrigada a estabelecer roles para deter a ambição e a fome do homem quanto a querer possuir tudo, mesmo aquilo que não lhe pertencia.
Foram criadas as regras, mas esqueceram de definir as sanções específicas para cada caso. Não demorou muito, eis que, para cada infração, uma punição fora estabelecida, por fim.

E, assim, o homem perdia, cada vez mais, algo muito caro em sua vida, que lhe devia ser inalienável, a sua liberdade, por conta da sua ambição, falta de bom-senso, indisciplina, egoísmo.
 
Queria ter tudo, tanto e, ao final, depois das regras sancionadas, apenas um pouco do quinhão poderia se apropriar, à custa do seu próprio trabalho e suor.
Mas o homem não se conteve. Continuava agir a seu bel prazer, à revelia do viver em harmonia e em sociedade. Por isso, era preciso alguém gerenciar os negócios da aldeia. Então, inventaram uma forma de escolher quem poderia, dentre os seus pares, gerenciar a aldeia.

Sabiamente, definiram um perfil para àquele que seria o escolhido.
 
Normatizaram o processa da escolha e viram que deveriam ter regras para serem seguidas pela aldeia e um grupo de pessoas para, de acordo com essas leis, fazer com que a aldeia tivesse sempre ordem, que os direitos e deveres de todos fossem preservados e que se pudesse garantir paz, bem-estar e progresso a todos.
 
No princípio foi tudo perfeito. Um membro da aldeia, aquele que preenchia os requisitos, foi escolhido para gerenciar os negócios da aldeia, um grupo de representantes da aldeia foi escolhido para trabalhar na elaboração e alteração das leis para garantir a paz. a ordem e o bem-estar de todos, e um grupo de cidadãos da aldeia foi escolhido para julgar os casos que porventura surgissem alheios às normas, às regras e aos costumes da aldeia.
 
Tudo ia muito bem até que o perfil daquele que devia gerenciar os interesses e as necessidades da aldeia foi IGNORADO, o perfil de cada integrante do grupo que faria as leis, foi posto de lado e o grupo de integrantes da aldeia, formado por pessoas acima de qualquer suspeita, gente de conduta ilibada, idônea, descompromissadas com ideologias, tendências ou interesses, defensores dos bens costumes e seguidores dos preceitos de lealdade, fraternidade e liberdade, teve sua formação, desrespeitando-se as regras, todas àquelas, inicialmente definidas para sua composição.
 
Como é o nome dessa aldeia? Qualquer semelhança é pura coincidência. Agora, zorra total!
 
- Jose Valdir pereira -





Nenhum comentário: