quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O poeta agradece o reconhecimento de Guajará Mirim

 

 

De: Paulo Saldanha pguajara@yahoo.com.br
Assunto: um ano da Academia Guajaramirense de Letras-AGL
Para: jose_valdir@yahoo.com.br
Data: Terça-feira, 3 de Agosto de 2010

Caro José Valdir,

Você foi o baluarte para a criação e instalação da AGL. Dia 20.08.10 festejaremos o primeiro ano de nossa Academia. Este é o primeiro convite que faço a uma celebridade importante para a vida de nossa Instituição. Isto posto, gostaríamos de merecer a sua honrosa presença. Será hóspede do Pakaas Palafitas Lodge. A AGL é ainda tão descapitalizada que não temos como enviar as passagens.

Mesmo assim apreciaria muitíssimo a confirmação da sua vinda.

Meu abraço.

Paulo Saldanha

Prezado e ilustre amigo Paulo Saldanha. 

Se não fossem as missões, aquelas dignificantes tarefas que realizamos por obra e graça dos desígnios de Deus, que honrarias e louros alegrariam nossos corações? 

E quantos são chamados e quantos são escolhidos e quantos conseguem deslanchar, envidar todos os esforços para realizarem suas louváveis missões? 

A glória de quem realiza missões, toca missões, é deflagrar alguma, mesmo que pequena, transformação no seio da sociedade em que seu feito transcorre. 

Lembro-me, com os quais vivi e aprendi muito, dois grandes baluartes da nossa história: Cel. Humberto da Silva Guedes e Cel. Jorge Teixeira de Oliveira. Aprendi que eles receberam missões de seus superiores e as executaram com amor, galhardia e sucesso. Que prêmio melhor receberiam senão o de ver nos céus do Brasil a estrela de Rondônia brilhar, sabendo que tal feito decorre de suas ações, quando governadores de Rondônia?

E nós, o nobre amigo e eu, que fizemos por Rondônia, por nossa terra amada?

Foram muitas ações das quais participamos nesses dois governos. 

Depois, mais uma e mais outra ação. Ultimamente, uma delas, a que nos encheu de prazer, glória e satisfação, embora tenha sido realizada alguns anos depois, mas influenciada pela nobreza, pela luz e pelos feitos desses dois grandes homens, foi a criação da Academia Guajaramirense de Letras. 

Que bom, não? Qual instituição poderia elevar, promover, apoiar e desenvolver a literatura e a cultura de nossa amada Pérola do Mamoré e, ipso facto, da nossa querida Rondônia?

Estamos felizes hoje porque sabemos dar à nossa terra o que lhe faz bem e lhe possibilita brilhar nos céus do Brasil. 

A AGL foi, sob a égide de Deus, um presente que demos à sociedade guajaramirense. E ela sempre terá muito orgulho dessa Casa cultural, dessa instituição que a colocará sempre nos píncaros da cultura, da vida, do Estado, da nação! 

Obrigado pelo convite, caro amigo Paulo Saldanha.

Infelizmente, estou impossibilitado de aceitar seu honroso convite, para estar presente nas comemorações alusivas à criação da Academia, mas no dia da festa meu coração estará festivo, minha alma se alegrará como da vez em que, ao seu lado, criamos a nossa Academia Guajaramirense de Letras. 

Forte abraço, parabéns pelo homem e cidadão de caráter que é, parabéns ao povo de Guajará Mirim e que Deus ilumine nossa instituição e seus dirigentes.

josé valdir pereira



 

Nenhum comentário:

Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...