quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Sobre o livro de História do poeta, assim escreveu o advogado e poeta João Paulo das Virgens

 

Meu querido amigo José Valdir, finalmente acabei de ler sua magnífica obra - Rondônia: De Pedaço em Pedaço, uma História! E quantas lembranças de lugares, pessoas e momentos pude reviver, relembrar e pela primeira vez sentir a importância da sua participação e de diversos outros pioneiros na construção dos alicerces deste grandioso Estado de Rondônia.


Podemos destacar a visão do governador Humberto Guedes e do Secretário de Educação Jerzy Badocha, amparados no trabalho e ideais de meu nobre amigo, impulsionando o futuro dos nossos jovens, implantando escolas em lugares inimagináveis para os tempos de hoje, imagine naquela época?


Você em sua obra não esqueceu também dos educadores Marize Castiel e Jacob Atalah, Professor Lourival, Álvaro Lustosa, Álvaro Costa, Natalina Cruz e tantos outros que só lendo sua obra podemos dimensionar o trabalho hercúleo desenvolvido por todos aqueles que acreditaram um dia na realização de um sonho, e hoje, mesmo com algum desprezo relegados a educação daqueles que os sucederam, podem ter orgulho da semente que plantaram.

Quem acompanhou a epopéia da manutenção do Território e da criação do Estado, e mesmo aqueles que depois que aqui chegaram, podem através deste livro acompanhar a saga dos Destemidos Pioneiros, que transformaram estas terras inóspitas em um Estado pujante e hospitaleiro.


Hoje os milhares de alunos distribuídos pelos diversos campos universitários espalhados pelo Estado e que pertencem a nossa UNIR (Universidade Federal), nunca imaginaram que o embrião da mesma, nasceu graças a iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Velho, tendo a frente o nobre amigo. E será que os professores da Unir também tem consciência disto?


Aposto que não, e os prefeitos municipais e vereadores empossados no ultimo dia primeiro de janeiro sabem um pouco da história, geografia, dados econômicos e sociais dos seus municípios como você em sua tão bela obra destaca?

 

Por tudo isto meu Amigo, Poeta e Historiador, se fazem necessário que o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais adquiram esta e outras obras e disponibilizem em suas escolas e bibliotecas para que gerações futuras possam conhecer difundir e manter viva a nossa história.


Para finalizar lembrei também com saudade do Núcleo da Universidade do Pará, ali na Rua Paulo Leal onde os policiais do Território, que através de um convenio foram contemplados com um curso intensivo de Relações Publicas, naquele prestigioso Centro de Ensino Federal.


Por tudo isto obrigado Professor José Valdir Pereira que de Pedaço em Pedaço construíste um baluarte para nossos jovens, que é a EDUCAÇÃO, base de tudo.

Vilhena, 10 de janeiro de 2009.


João Paulo das Virgens



Nenhum comentário:

Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...