segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Sobre lançamento do livro de História "Rondônia, de pedaço em pedaço, uma história!"

 

No lançamento ocorrido no dia 14 de agosto do ano corrente, na Casa de Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho/RO, José Valdir marcou sua apresentação com mais um fato importantíssimo para a História rondoniense. No decorrer de seus agradecimentos ao público presente, Jose Valdir leu uma carta recebida pela neta de Marechal Rondon, pela qual notifica na mesma, a gratificação de saber, mais uma vez, que a dedicação de seu avô, não foi em vão na Região Norte. O assunto pode não ser novidade - afinal, vários outros literários já fizeram referencia a matéria abordada na obra de próprio Prof. Valdir. Porém, nem por isso, a cortina deixou de causar sensação na imprensa e nos convidados presentes. E o motivo é simples: não é todo dia que um romancista decide refletir sobre a História, o que Valdir Pereira faz com originalidade e inteligência, porque é assim que um romancista teoriza: conservando com ciúme sua própria linguagem, e fugindo como da peste do jargão dos eruditos.

O poeta faz referência em sua obra: Rondônia de pedaço em pedaço, uma História, partindo de informações gerais sobre o Estado de Rondônia, enveredando como um mestre do romance para contar sobre sua vivência em Porto Velho, capital do Estado. Excursiona pelos grandes nomes de ilustres protagonistas que fizeram parte das “Minhas Confissões a Ti, Rondônia”, tais como os governadores Humberto da Silva Guedes e o Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, Dr. Jacob de Freitas Atallah, o Professor Amizael Gomes da Silva e o Prof.”. Vitor Hugo, entre outros, mostrando continuidades e diálogos surpreendentes.

A obra “...reflete o que é e não mais parece ser. Reflete a caminhada e não mais os intervalos”, afirma. O que José Valdir Pereira reúne nesse seu novo ensaio são observações baseadas na sua larga experiência como educador e escritor e em suas próprias leituras. O resultado é um livro fundamental para todos aqueles que produzem, criticam, estudam ou simplesmente gostam de um bom romance.  

Francisca Osania Leite Araújo

(Historiadora pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - Fortaleza/Ceará).

Nenhum comentário:

Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...