Arquiteto José Otino de Freitas.
Na década de 1970, o arquiteto e engenheiro José Otino de Freitas (Na época em que José Otino se formou, principalmente na sua faculdade, as profissões de engenheiro e de arquiteto eram ministradas no mesmo curso. Assim, quem se formava em engenharia, formava-se também em arquitetura e vice-versa), foi professor de Desenho no Colégio Oficial Presidente Vargas, à noite (o Colégio só funcionava à noite, pois de dia funcionava no mesmo prédio o Colégio Carmela Dutra), no terceiro ano científico.
Eu era, na mesma época, professor de Química (Orgânica, Geral, Atomística, Inorgânica, etc). Fomos contemporâneos. Eu, nos meus 19 anos de idade, e o meu velho amigo Otino, com o seu inseparável cachimbo, já muitos anos de estrada, cheio de sabedoria, riqueza espiritual, grandeza humana e extraordinário profissionalismo. Ele ministrava aula de desenho, por assim dizer, de graça. Amava passar seus ensinamentos, o que sabia, para os mais jovens. Bebi muita cultura por desfrutar da sua amizade.
Certo dia, na sala dos professores, perguntei ao amigo Otino, se ele podia fazer o projeto da minha casa que eu pretendia construir na Av. Calama, no bairro Olaria, onde eu morava, tornando-se, por consequência, o engenheiro responsável. Prontamente meu amigo Otino concordou e a casa foi construída sob sua responsabilidade.
O desenhista do projeto, outro amigo nosso, foi o estimado Raimundo Paraguassu de Oliveira.
José Otino de Freitas já era famoso em Rondônia, engenheiro brilhante e admirado por todos, tendo sido responsável pela construção de vários prédios importantes de Porto Velho (Palácio Presidente Vargas, Porto Velho Hotel (hoje UNIR Centro, entre outros), quer seja como engenheiro-arquiteto propriamente responsável, quer seja como engenheiro-arquiteto supervisor das obras.
A casa, ainda de minha propriedade na Av. Calama, 1021, na Olaria, foi mais uma obra do velho amigo professor José Otino de Freitas.
Quando você avistá-la, ao transitar pela Av. Calama, quase esquina com a rua José Bonifácio, em Porto Velho, poderá exclamar: olha esta casa foi também uma obra assinada pelo grande engenheiro- arquiteto José Otimo de Freitas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário