terça-feira, 21 de maio de 2024

Retalhos da história de Rondônia 1





Vitor Hugo
 
Depois que o Estado foi criado, Jorge Teixeira nomeou Vitor Hugo para ser o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo. Vitor Hugo imediatamente me chamou para ser seu Secretário Adjunto. Eu já era Secretário Adjunto da Educação, trabalhando com o saudoso Secretário Álvaro Lustosa Pires.
 
Sem entender muito de administração pública (mas era o homem mais culto na região, à época), Vitor Hugo, sem saber que eu estava impedido de ser secretário adjunto, mas precisando urgentemente de alguém para lhe ajudar na implantação da nova secretaria do Estado, disse-me: Valdir (ÉRAMOS GRANDES AMIGOS), venha me ajudar. Para lhe conferir autoridade, vou lhe nomear meu substituto. E assim o fez (Portaria de nomeação abaixo). Fiquei, alguns meses ajudando o Vitor Hugo na implantação e organização da nova Secretaria.
 
Ajudei o Vitor Hugo na formação de sua equipe. Eu já Havia no tempo do Jerzy Badocha, governo Guedes, quando fui Subsecretario de Cultura e Educação, levado o professor Isaias Vieira dos Santos para a educação. Nós o nomeamos Vice-Diretor do Colégio Major Guapindaia (escola que construímos no conjunto Santo Antônio, bairro recém-criado), onde o Diretor nomeado era o professor de Matemática, Gutemberg.
 
Ao estar recrutando pessoal técnico capaz de assumir cargos de direção na nova Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, lembrei-me do Prof. Isaias. E pedi ao Vitor Hugo que o levasse para a Secretaria. Em menos de uma semana, sugeri ao Vitor Hugo nomear o professor Isaias (Isaias era um técnico muito responsável, leal, competente e dedicado) como seu Secretário Adjunto, o que foi feito imediatamente, através de Decreto do governador Jorge Teixeira.

 
Nesta mesma época, lembrei-me da professora Yedda Borzacov. Profª de grande experiência no magistério e em direção de escolas. Sugeri ao Vitor Hugo que a convidasse para ser a Diretora do Departamento de Cultura...
 
Outros e outros mais sugeri ao Vitor Hugo e, ele aceitando, de pronto minhas indicações, formou sua equipe. Aliás, uma excelente equipe. A pioneira.
 
Disse ao Vitor Hugo que, com a nomeação do Isaias, deixaria a incumbência de ser Secretário Adjunto da Cultura (de certa forma apenas de fato) e voltaria a me dedicar, exclusivamente, à Secretaria da Educação. Vitor Hugo, entretanto, apesar de concordar, pediu-me para que continuasse a ajudar a ele, ao Isaias e a todos, na implantação da estrutura e organização da nova Secretaria.
 
Esta é um pouco da história de como Nasceu a SECET, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de Rondônia.
 
O título desta história é uma homenagem ao historiador, meu amigo da Academia de Letras de Rondônia - ACLER, Esron Penha de Menezes (em memória), que nas publicações que fazia intitulava-as de Retalhos da História de Rondônia.
 
 






Nenhum comentário:

Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...