Quem sou eu

Minha foto
Um Blog de poemas e crônicas feito especialmente para você, que tem bom gosto!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Pensamentos do poeta

 


 
A fé não é fruto de um milagre. Ao contrário, o milagre é fruto da fé!
jose valdir pereira
 
 
DO SEU TAMANHO...


Mesmo longe do ser avançado, a exemplo de quem se diz o iluminado, da sabedoria que o tempo já deu à humanidade, não obstante, imergida na sua puerilidade, sem saber a grandeza de sua ingenuidade, inocência e verdume mental, ela tem ciência dos caminhos a percorrer, do ruído que desfere a distância que tem das coisas que lhe dá a natureza do seu tempo, ela sabe estar incontida na sua alegria de viver, no seu mundo infantil, com seus sonhos e fantasias, sem se importar com o tempo que lhe é estranho, o tempo dos grandes.
(...)
- jose valdir pereira -
 
 
Embora custemos a acreditar, mas a boa leitura, as belas imagens que chegam aos nossos olhos ao alvorecer, as boas palavras que chegam aos nossos ouvidos ao amanhecer, dão enlevo à nossa alma e conforto ao nosso coração...E o dia começa abrindo-nos as portas do amor, da paz...
 
jose Valdir pereira
 
"Você pode, de repente, pôr tudo a perder.
Então, tenha juízo nessa hora.
Se não quer ganhar, evite perder (de vez)...
Tudo muda; e se hoje algo ou alguém não lhe convém,
amanhã poderá vir a ser valioso para você..."
 
(jose valdir pereira)
 
"Jamais desista sem antes tentar. E, se possível, tente mais de uma vez!"
 
(jose valdir pereira)
 
3-Às vezes, sem perceber, você chega mais cedo ou, quando não, ao entardecer do desejo...
E, às vezes, nem chega...nem depois da noite que parecia interminável, no tempo que o desejo ardia...
Às vezes, nem se dá conta que sai antes da hora, quando era pra ficar...
alguém desejava...além dos desejos...
Então, vai para além do olhar de quem lhe esperava...e a perfumar, fica seu cheiro, e na lembrança, seu olhar e seus lábios insinuantes...
Você, às vezes, não é, e nem eu sou, e nem somos...
Às vezes, por isso, nos perdemos de nós!
 
(jose valdir pereira)
 
4-"Aquilo que você não quer ver, o coração, de pronto, se interessa. A razão e o guardião do maior dos sentimentos jamais andam de mãos dadas. E se houver uma guerra, incontáveis as batalhas!"
 
(jose valdir pereira)
 
"Você pode, de repente, por tudo a perder.
Então, tenha juízo nessa hora.
Se não quer ganhar, evite perder (de vez)...
Tudo muda; e se hoje algo ou alguém não lhe convém,
amanhã poderá vir a ser valioso para você..."
 
(jose valdir pereira)
 
"Jamais desista sem antes tentar. E, se possível, tente mais de uma vez!"
 
(jose valdir pereira)
 
 
 
5- Sempre que posto algo, procuro ser fiel ao gosto cultural dos amigos que me dão o prazer da companhia. Sei que são de gosto refinado e, portanto, exigentes quanto às demandas da alma e do coração.
 
Ainda te amo...
 
Amar é a expressão do maior de todos os sentimentos... Eu quero te amar, nem que seja como possa ser...no tempo que for...no teu tempo...não quero é dizer um dia que não te amei...Se vais me amar, não importa...mas que meu coração saiba que deixas que eu te ame...porque, eu sei, ele saberá me fazer chegar ao teu ...
 
(jose valdir pereira)
 
6- Havia em mim um só desejo, naquele tempo...
e fiquei com esse desejo fincado no coração o tempo todo...
não foi desperdiçado com o tempo...
por isso, vieram as flores e por elas esse amor...
sei que me darão às flores, quando estiver consumado meu tempo para elas...
elas vão estar, no tempo, para mim...e não serei esquecido e nem lembrado, senão pelas flores...que amei...que cuidei...pelas quais fui e sou!


(jose valdir pereira)
 
7- "Nunca saberás quem sou... a não ser que me ames profundamente, e me deixes sentir-te na profundeza do meu amor!"
 
(jose valdir pereira)
 
8- A única vez em que você não corre o risco de ser ridículo é quando fala sobre o amor que sente por você, por alguém e pela vida! Quando você se mostra na sua essência de ser - autêntico, único e transparente - porque, o direito de amar e ser (à sua maneira) é inalienável - quando estamos representando e mostrando o que não somos, tornamo-nos merecedores de escárnio - sejamos sempre autênticos, na derrota ou na vitória!"
 
(jose valdir pereira)
 
A leveza do ser feminino...
 
Não se atreve a ficar perto do homem que não tem um coração educado;
perde seu esplendor quando um homem qualquer, alheio ao angelical, se aproxima;
é sutil e se assusta com os olhos indiscretos do homem que tem a fome sexual no olhar;
sua sensibilidade vê, desde longe, quando um homem, se áspero e tosco, aparece;
perde o brilho e o glamour quando o homem a ver com os olhos do prazer;
se tocada, vê-se amassada e ferida, pelas mãos pesadas e desacostumadas com a leveza do angelical;
sabe quais mãos afagam, que olhos contemplam, que corações cuidam...
é que foi bem cultivada, e cresceu tendo dos jardineiros, seus pais, muita atenção, boa educação, uma profícua orientação para a vida e muito amor.
 
(jose valdir pereira)
 
SÓ A SAUDADE...
 
Há noites, meu amor,
que nem o vento,
nem o silêncio,
nem as luzes do céu,
nem o som das ondas que se atiram nas encostas do mar,
a passagem dos pirilampos,
os trovões soando floresta adentro,
os medos de outrora,
os sonhos de agora...
nada disso...mexe comigo...
só a saudade que sinto de você!
 
(jose valdir pereira)
 
 
23- "Enquanto não chegas, cultivo flores; só na companhia delas encontro um jeito paciente e suportável de te esperar!"
(jose valdir pereira)
 
 
26- "...Porque tudo pode ser resolvido quando há, por perto, à sua volta, um coração gentil!
 
(jose valdir pereira)
 
 
28- "Não precisa ir muito longe para conversar com Deus..."
(jose valdir pereira)
 
29- "Amo rearrumar minhas coisas; elas me dão a chance de rever-me com você, ter saudades de você e senti-la, como daquela vez que amei você pela primeira vez!"


(jose valdir pereira)
 
30-  "Se desejar o amor de alguém, reflita (antes) se você será capaz de amá-lo também!"


(jose valdir pereira)
 
31- "Os meus refinados desejos, o meu melhor amor, a minha ternura, minha nobreza de ser, meus gestos gentis, meus melhores versos, meu olhar sereno, minhas palavras amenas, meu ser amante e amável despertam em mim com a chegada da primavera;
e, até que outra vez chegue, sigo sendo e fazendo à mercê do que me toca, me faz a primavera!"
 
(jose valdir pereira)
 
Beijo-te, meu amor, muitas vezes ao dia, sem entrementes;
...e tu nem sabes que te beijo a todo instante, apaixonadamente;
eu te beijo, meu amor, sempre...
Beijo-te, assim, bem amorosamente...
... até nos pensamentos...
 
 
(jose valdir pereira)
 
Não só pense! Sonhe; não só sonhe, queira... mas não só isso...comece...e,
então, siga em frente...pode ser que não esteja tão perto ou consiga... tão rápido...
mas o que você deseja vai estar lhe esperando...e já é só seu!
 
(jose valdir pereira)
 
É preciso construir (no nosso interior) um mundo bem consistente, eivado de
virtudes e valores, com os quais possamos superar os percalços que vêm do universo
exógeno!
 
(jose valdir pereira)
 
“Só a leitura dá a possibilidade de se enxergar (com o coração) a diferença entre o
ser e o ter...

”(jose valdir pereira)
 
Não temo ficar sozinho. Meu temor é ficar sem você!

(jose valdir pereira)
 
 
Sejamos felizes antes que a felicidade se transforme em utopia, e nos
tornemos apenas sonhadores.

(jose valdir pereira)

Temo morrer antes da hora e não viver nossos momentos de amor!
(jose valdir pereira)
 
3
O amor pode estar a um passo, a um toque, a um olhar...bem próximo de
acontecer...mas há um empecilho que tolhe, infernalmente: o receio do não.
Mas é bom saber...não seremos menos ao ouvir um não. 
E sempre convém tentar...Há sempre um jeito elegante de
ouvir...Aprendemos também com os momentos adversos.


(jose Valdir pereira)
 
Só a leitura (que já se alcança fazer da vida) dá a possibilidade de se
enxergar (com o coração) a diferença entre o ser e o ter...
 
(jose Valdir pereira)
 
Amanheça assim: vou encher o mundo de amor!

(jose valdir pereira)
 
“Depois de sua morte, ficou muito importante. Mas nem pode comemorar.”

(jose valdir pereira)
 
Dança, meu amor, dança o nosso amor...
deixa que meus olhos percorram seu corpo no ritmo do seu coração...
rendo-me aos seus encantos...ao seu canto em passos sutis, lentos e suaves...
não preciso de palavras, só gestos...um olhar, é um beijo...de amor...
um aceno, uma declaração de amor...
Dança, meu amor; dança que eu te vejo...


(jose valdir pereira)
 
Se é para o bem, é certo fazer a coisa errada quando não há
mais nada a fazer!

(jose valdir pereira)
 
A amizade nasce em qualquer terreno e tempo, mas só se firma e oferece bons frutos
ao nascer sob as bênçãos do amor!

 (jose valdir pereira)
 
Se não te amo como queres é porque não me queres como te amo!

(jose valdir pereira)
 
 
 
“E Deus fez a mulher...
de pedacinho, em pedacinho, com todo carinho.
Não esqueceu nem um detalhe.
Nada, nada que comprometesse a perfeição!
E a beleza ideal, com poucas pinceladas, pintou!


(jose valdir pereira)
 
...Vais conseguir sempre que quiseres, açodada ou devagar,
negar-me um sorriso, desses que me dás, bem largo; ou, se quiseres,
deixar-me triste, muito triste, pela ausência dos teus beijos, 
desses uns e daqueles (outros) que gosto, que me deixam sem fôlego;
ou ver-me amuado por conta do desleixo com minhas flores,
por ciúmes ou por descaso, mas não vais tirar de mim, nem meu amor,
nem a saudade, essa danada saudade, que me mata aos pouco, não por
isso que me queixo, se me furtares, mas por estar distante da minha terra,
Guajará de mim, minha Guajará Mirim de antanho - minha antares, meu
majestoso lugar.
 
 (jose valdir pereira)
 
O homem tem que ser recriado para restabelecer uma relação mais
sustentável e respeitosa com a natureza.

(jose valdir pereira)
 
Vestir-se elegantemente custa menos que se enfeitar!

(jose valdir pereira)
 
A paixão é um querer descompromissado...
cega, cega; cega logo... e acaba na curva do rio;
o amor é mais longo... segue, segue;
segue longe... vai até o mar... onde deságua!


(jose valdir pereira)
 
A cidade, que era nossa, nem nossa era, pois era do rio;
O rio, que era nosso, nem nosso era, pois era da cidade;
Agora, nem a cidade, nem o rio, eram!


(jose valdir pereira)

 


Nenhum comentário: