Quem sou eu

Minha foto
Um Blog de poemas e crônicas feito especialmente para você, que tem bom gosto!

terça-feira, 20 de outubro de 2020

O amor requer, para subsistir das adversidades do dia a dia, o saber do exercício da arte de amar.

          Amor escondido, amor disfarçado, amor não correspondido, amor pouco, pouco amor, amor muito, amor distante, amor triste. Essas são algumas formas de amor. Mas tem uma que é, indiscutivelmente, uma das piores. O amor indelicado, aquele que não é sensível, não entende das suscetibilidades do amor e nem o vê com a devida atenção e grandeza que se lhe apresenta, em suas atitudes, manifestações, jeitos e gestos.

       Um amor que se expressa através de uma flor ofertada, de um poema dedicado à pessoa amada, inspirado no amor que sente por ela (ele), e que vê sua manifestação amorosa ignorada, percebe-se, pode-se dizer, que esse amor que age assim, depois de tanto galanteio e amabilidade da pessoa amante, é um amor insensível, daqueles que agem como se estivessem jogando a flor ou o poema escrito na lixeira.

       Amores insensíveis? Amores sem vivê-lo à luz do romantismo? Amores dispersos, desligados e frios e frígidos?

       Já deixei escrito aqui neste Blog que só amar a pessoa amada não é o suficiente. É preciso saber amar. Há quem não saiba o que é amar, quando não sabe amar. por isso, quem ama alguém deve buscar conhecer um pouco sobre esse belo sentimento chamado de amor, para vivê-lo intensamente com o seu parceiro. Amar alguém não é só dizer que ama, dar beijinho e abraços. Amar alguém é viver  o amor que tem por esse alguém 24 h por dia. Se no trabalho, na primeira possibilidade, enviar-lhe uma mensagem, uma flor virtual, manifestar-se ligado na pessoa amada. Ao chegar em casa, não esquecer de levar alguma manifestação do seu amor pelo bem querer, quer seja uma flor, um chocolate, uma revista, algo que fará o outro feliz e alegre.

        Antes de dormir, um boa noite, desejar um bom sono, um beijo, mesma atitude ao amanhecer, são manifestações de gentilezas e de amor.

           Há momentos em que aparece uma crise, devido à divergências de opiniões ou de valores, nesses casos o melhor é não discutir, não sustentar sua verdade. Se um ou outro estiver com a verdade, o tempo mostrará. Isso é melhor do que uma discussão, porque, de discussão em discussão, às vezes banais, o amor é ferido, maltratado e atingido.

          O amor por ser é tolerante, paciente e calmo, precisa ser vivenciado na paz e no equilíbrio moral, cognitivo, afetivo e maturo de quem o exercita, ainda mais com a pessoa amada, com os seres que são amados, aí incluindo a pessoa que deve amar a si.

          Valorizar bastante as manifestações, mesmo as mais singelas e simples, das pessoas que nos amam é algo sagrado para que o amor subsista a qualquer crise, seja duradouro e consistente. Enxergar os detalhes em que o amor do outro por nós é manifestado, valorizá-lo aos extremos é uma inteligente e sábia atitude.

      Não esquecer de datas importantes, tipo aniversário, primeiro encontro, primeira vez no amor, como aconteceu, em que ocasião, como foi marcante...Não esquecer de ofertar pequenas lembrancinhas para caracterizar o amor e a admiração em qualquer circunstância ou instante...Não esquecer de, de quando em vez, dizer "eu te amo", e manter-se constante na relação, repetindo sempre aos mesmos gestos e atitudes com os quais conquistou a pessoa amada. A esposa, a namorada, uma filha, um amigo, um vizinho, um pet, quem quer que seja,,,A constância é a alma do amor.

       Já disse hoje ao seu amor, que o ama? Já lhe deu alguma lembrancinha, mesmo que tenha sido uma mensagem matinal? Já beijou a testa de seu (sua) filho (a), dizendo que a (o) ama?

          Então, isso é como cuidar da sua plantinha para que ela não feneça. O amor é uma conquista e levamos muito tempo, investimos muito para conquistá-lo. Por isso, para não desperdiçarmos o que conquistamos, precisamos cultivar, cultuar, cuidar da nossa conquista, do nosso amor.

          É isso:

        O amor requer, para subsistir das adversidades do dia a dia, o saber do exercício da arte de amar.

- jose valdir pereira - 





Nenhum comentário: