segunda-feira, 29 de junho de 2020

Da merecida paz...

DA MERECIDA PAZ AO TEU CORAÇÃO

"Quando deres paz ao teu coração, toma rumo ignorado, voa livre na imensidão do teu eu e descortina, desta vez, os encantos da tua alma...

descobre tua inocência e tua pureza pueril, conversa com as flores, demora um pouco proseando com os passarinhos, deixe teu olhar se perder no infinito, e acolhe-te mais vezes na candura do teu coração.

 Enfim, viaja, viaja diferente, rumo a ti. Recupera o sorriso gargalhado, a liberdade de ir e vir e semeias mais vezes a amizade; 

colhe com mais frequência os frutos que te dão amor, e deixe teus lábios avermelhados, tuas mãos pintadas, teus pés afagados e teu coração bem levezinho, sem riscos, sem medos e sem toques amargos..."

(josé valdir pereira)




sobre a saudade...




"...Mas, a saudade é para isso: 
trazer lembranças que fazem o coração feliz outra vez; 
que nos remete àquele prazer inesquecível, inigualável, irresistível. 
Que nos arrebata ao passado, com uma vontade louca de revivê-lo."


(josé valdir pereira)


E todo homem...

E TODO HOMEM...

Todo homem bom adormece em paz;
e nenhuma flor negar-lhe-á sua beleza e seu perfume;
e nenhuma mulher, negar-lhe-á um sorriso, um olhar; 
e nenhuma pássaro negar-lhe-á seu canto e sua alegria;
e nenhuma relva deixará de acolher seu corpo fatigado pela labuta do dia a dia;
e nenhuma noite impedirá que seus olhos vejam o esplendor das estrelas brilhando no céu;
e nenhuma cova o quererá, intempestivamente, se for sua desdita passar feito mortal comum;
e o vento sempre lhe dirá a melhor direção a seguir;
e nenhum rio negará que banhe seu corpo suado em suas águas;
e não lhe faltará, jamais, a luz, a água, a sombra de uma árvore, o verde da floresta, o azul do mar, as flores e o amor de uma encantadora mulher;
e nada lhe será tirado, e nenhuma blasfêmia lhe será atirada;
e suas palavras serão ouvidas e darão paz ao coração quando desesperado e triste;
e nada lhe faltará: nem o pão, nem o chão, nem o beijo, nem o amor, que terá de uma bela mulher, que merece um homem bom!


(jose valdir pereira)




O livro dos prazeres - Clarice Lispector



domingo, 28 de junho de 2020

Preciso que apareças...

PRECISO QUE APAREÇAS

 

"Preciso que, como uma flor, apareças mais vezes no meu jardim, para que eu cuide de ti, e para que sejas sempre o meu amor e cuides de mim.

Necessito do teu olhar acolhendo o meu, para que eu enxergue o teu amor perto do mim.

Adoraria sentir tua respiração suplicante e ofegante no meu rosto, a cata dos meus beijos.

Estende tuas mãos, puxa meu corpo e deixa haver o mais saboroso momento de nós dois.

Preciso ser perdido na imensidão da tua divina e lasciva acolhida...

Vem, vem logo para acalmar minha alma, meu corpo e afagar meu coração com o teu néctar, do teu mais desejado íntimo.

Socorre essas súplicas que saem da minha impaciência de não te possuir no meu templo, morada do meu afoito amor.

Vem, meu amor, vem!

(jose valdir pereira)




Não somos donos dos nossos sentimentos; não somos culpados pelo que sentimos

"Somos donos de nossos atos, mas não somos donos de nossos sentimentos. Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos."

(Rubem Alves) 


Pensamentos




PENSAMENTOS

 I

“Um amor cujo fim foi intempestivo, você o carregará em seu coração a vida toda.”

II

“Antes de se entregar de corpo e alma a um relacionamento, veja se constata amor, igualmente, em ambas as partes.”

 III

“Não desista de quem você ama. Esse tipo de amor, que você não esquece, foi uma escolha do coração.”

IV


- Jose Valdir pereira - 







sábado, 27 de junho de 2020

A difícil arte de ...


A DIFÍCIL ARTE DE AMAR E DE SER AMADO

Sobre a verdadeira razão do amor entre duas pessoas não acontecer como ambos imaginam, é motivado pela despreparação de cada um quanto ao exercício deste grande sentimento. Às vezes, quem mais tem que se dedicar ao sucesso do relacionamento, é aquele que tem uma bagagem de conhecimentos e de experiências no assunto, pela vivência e pelo tanto que já se dedicou a amar, incondicional, compromissada e ininterruptamente uma ou mais pessoas, uma de cada vez. Há de ter-se encontrado, enquanto isso, com diferentes naturezas, reações e entendimentos com os quais as pessoas amadas, se pautavam, se asseguravam para o exercício do amor na relação.

Alguns, senão a maioria, jamais tiveram contato com a Carta que o apóstolo Paulo de Tarso enviou aos Corintios (O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá...). Ou por outra, nada leu daquilo que escreveu Santo Agostinho sobre o amor entre a criatura e o Criador, nem teve contato com os grandes escritos acerca do assunto, deixados na literatura mundial, universal, como àqueles de Shakespeare, a beleza das declarações de Salomão sobre o amor, no livro Cantares (Cântico dos Cânticos), entre outros.

Vê-se, comum e constantemente, pessoas em um relacionamento com alguém, sem entender de nada sobre o que é amar, amar alguém e por ele ser amado. Elas se jogam na relação no escuro. E, assim, pensam que, na relação, o outro tem que lhe dar toda atenção, ser gentil, cuidar, garantir sua alegria, felicidade e realização amorosa, numa mão única, de forma unilateral. Ou seja: em troca, ou com relação à sua parte, àquilo que lhe cabe, em nada se preocupa em fazer. Quero dizer: fazer algo amoroso e amável pelo e para o outro.

Há muito egoismo de ambas as partes, quase sempre. Mas muito de quem não tem reflexões, estudo, leituras e experiência sobre o exercício de amar e ser amado. Se joga em uma relação, muitas vezes sob o domínio de uma paixão, desejo físico ou interesses outros.

Por exemplo, como amar e ser amado por alguém, se não tem os mesmos gostos quanto à música, à culinária, às cores, às artes, estilo, elegância, vocabulário, cheiro, viagens, amizades, romantismo etc...Assim, se não houver afinidades alguém vai ter sempre que abdicar dos seus gostos, recuar, ceder...

Elas, essas pessoas, pensam que o amor é só felicidade, alegria e prazer. Não! O amor é um sentimento que firma entre dois seres uma aliança, onde cada um se compromete assumir a felicidade do outro. É assim que o amor prospera. Um vendo o quanto o outro se dedica ao seu bem-estar, à sua alegria e ao seu sucesso como pessoa cheia de responsabilidades sociais, profissionais, humanas, cristãs, econômicas e políticas. A paixão não tem esse compromisso.

Terrivelmente difícil, alguém fazer o outro feliz, se não tem a grandeza de compreender às necessidades, às vicissitudes, às qualidades, às deficiências e às carências do outrem. 
Se é uma paixão, o sexo satisfaz tudo.

Quando um poeta, não necessariamente um poeta, põe-se a refletir sobre os amores pelos quais já passou, sempre pergunta onde foi que errou. Infelizmente, provavelmente constata que as pessoas com as quais se relacionou, não estavam preparadas para o amor, o amor que teria que viver ao estar consigo. Já escrevi um poema que diz: não se envolva com um poeta ou com alguém muito romântico, querendo ser capaz de amá-lo, fazendo juras de amor, sem saber se é capaz de carregar o pote. Uma pessoa assim, é pegajoso, grudento, amoroso demais, quer viver a relação na sua plenitude, de todas as maneiras, de forma romântica, amorosa. Quer lhe dar flores e verificar se você valoriza as flores que lhe foram ofertadas. Quer receber presentes, quer atenção inigualável, aconchego, cumplicidade, nada de segredos ou de reservas. E muita paixão no amor, e muito amor na paixão, e muita amizade, porque o amor maior e melhor é aquele sustentado por uma grande amizade, onde, por isso, o respeito impera, a admiração acontece e a união é forte e se fortalece em cada gesto de amor. Não existem segredos na relação e ambos têm os devidos cuidados para não se magoarem, muito menos um magoar o outro. Essa pessoas, poéticas e romântica, dão muito valor à lealdade, ao amor sincero, à presença constante da (a) amada (o) em sua vida e ao chamego, ao aconchego, ao carinho e apego no dia a dia.

Um amor do tamanho do verdadeiro amor, faz com que o parceiro e a parceira diga pra onde vai, pergunte se há algum empecilho em ir, informe detalhadamente seus passos e movimentos. É como se, ao estar longe, geograficamente falando, um do outro, os fizessem necessários, cada vez mais perto, colados e necessitados, um do outro. A ausência de um sufoca a existência do outro.

- jose valdir pereira -




Deus no comando




Que Jesus Cristo abençoe a todos.
Que haja muito amor, paz e alegria no coração.


sexta-feira, 26 de junho de 2020

Coexistência pacífica


Vamos nos comprometer com a coexistência pacífica.
O mundo precisa de amor e de paz.



quarta-feira, 24 de junho de 2020

O melhor de mim ainda não te dei e nem a ninguém


O melhor de mim ainda não te dei e nem a ninguém; 

os meus desejos, todos, ainda não os externei e estão guardados e nem eu saberia despertá-los para ti, senão tu e somente tu, para mim; 

...e se há em ti, na tua amorosa alma e no teu já tão amado e dócil coração, a cumplicidade que as flores contemplam às borboletas no aconchego da espontânea entrega, no enlace que faz acontecer a natureza, 

então, não tardará e todos os outros momentos que nos restarem, serão nossos e não desperdiçaremos, como tem sido, e a vida não será pouca, e não perecerá, e nada do que será, diremos que foi em vão...

(josé valdir pereira)


Ainda há todo o tempo do mundo a existir por nós e para nós, nos caminhos que havemos de caminhar, a sós!

(josé valdir pereira)



terça-feira, 23 de junho de 2020

Pensamentos


I

"O homem moderno, muito competitivo, perdeu um pouco da atenção aos valores éticos, morais e religiosos, em nome da sobrevivência."

II

 "A gratidão não tem prazo de validade.  É um sentimento a ser externado de forma indelével."

III

"Tudo o que você puder ensinar aos seus filhos sobre ser gentil e educado, ensine-os. Para não ser o primeiro a sofrer com a ignorância deles."

IV

"Há pessoas que são especialistas em ser desatenciosas com as outras. É da sua natureza porque o fazem involuntariamente. Devemos compreendê-las."

V

"Sem amor e sem confiança  é impossível uma relação prosperar."

- jose valdir pereira - 



sexta-feira, 19 de junho de 2020

Alimente-se






Alimente-se, saudavelmente:

Coma frutas, cerque-se de flores, cultive o belo, leia os livros sagrados, 

valorize a amizade e deixe seu coração afeito, aberto, receptivo ao amor, de Deus e ao amor dos homens.




terça-feira, 16 de junho de 2020

Talvez...

TALVEZ...
Quem sabe o o caminho da luz, é iluminado e ilumina!


Talvez a escuridão dê a face oculta que não vês,
do amor que não sentes, que não chega ao teu coração, ainda gélido e tomado pela frieza do tempo em que vivia na tua carne, um amor impuro, gelado e sem cor...
Talvez a falta de luz na tua mente indiferente ao amor, dê a ti a necessidade de sofreres um choque nessa existência dúbia, despertando-te para um pouco da fresta que te aparece, sutilmente, quando te permites olhar um pouco, além de ti...
Talvez, em uma hora qualquer, talvez, quando não estiveres absorta na tua idiossincrasia, deixes, sem querer, que sejas invadida pela unção do bem e do amor, carregando-te de energia positiva, a te abençoar para o bem viver e produzir...
Talvez, em alguma hora da tua desatenção, talvez, do teu abster-te de tudo que tens cultuado e velado, chegue aos teus olhos, a luz que te guiará para o limiar da tua caminhada, em busca do bem mais sagrado, o sagrado amor.
Então, não mais negarei a ti, as mãos, terás meu meigo e doce olhar a te acolher imensamente, e em qualquer tempo, terás a maior parte do amor que carrego no meu coração e me verás sempre em ti, tão teu e tão perto quanto sempre perto, estão as estações.
- jose valdir pereira -


segunda-feira, 15 de junho de 2020

É só uma viagem


É só uma viagem.
Em breve estarei no melhor lugar que possas imaginar.
Lá, não terei que perdoar nem ser perdoado, nem terei de deixar de te amar e nem de ser amado.
Um lugar aprazível, leve, sutil, cheio de brandura, flores e nuvens, alvas e puras, por onde estarei em passos lentos e sem medo a me transportar, em todos os lados, livre e solto, sem aquele medo de escorregar.
É majestoso o lugar, tão belo e estonteante quanto ás águas calmas verdes de um mar que dá boas-vindas aos que aqui chegam, com o coração puro, a alma divina e os olhos voltados para o bem.
Não vais, na tua vez, ouvir mais gemidos, nem gritos. É um lugar de pequenos sussurros e de vozes tênues e lânguidas, que rodeiam, constantemente, ao nosso derredor, fluindo paz e harmonia por onde passa.
Sem noite e sem dia, pois não há tempo, e o cheiro que tem deixa-nos em êxtase na eternidade da vida que se leva,  é um lugar onde o amor acontece em cada gesto e ação, onde a beleza resplandece em cada criatura que aparece, e onde todos que chegam, são recebidos com um abraço e com o carinho, afagos tão presentes em cada momento, como se fosse uma canção de louvor.
É só uma viagem.
Não tenha receio e nem se assuste, quando chegar sua hora, com o fascínio que lhe propiciará seus olhos, ao ver, e seu coração sentir, as maravilhas do caminho que o levará à melhor das moradas de todos as existentes.
É só uma viagem.
Ao fechar seus olhos, vai sentir-se levado pelas mãos carinhosas dos anjos, guardiões do melhor lugar que nunca esteve em você, na sua mente e no seu coração.
Seja bem-vindo.
É só uma viagem.

- jose valdir pereira -



domingo, 14 de junho de 2020

Queres algo melhor...



Queres algo melhor que um sorriso,
ainda que seja um beijo inesperado?
Desejas, ao despertares, sob as bênçãos de Deus,
algo melhor enquanto ser indigno por não mereceres o que te compraz?
Que fazes de bom para te dares como merecedor das graças de Deus, se, talvez, não sigas piamente, os ensinamentos dos livros sagrados?
Bendito sejas, se ouves a voz do teu Deus, no silêncio da tua oração e preces, tu que amanheces louvando as graças alcançadas e o amor que recebes, em abundância.
Louva-te, não como louvas teu Deus, mas na medida das tuas boas realizações.
Sê, não à imagem e semelhança do Criador, mas do tanto que mereces.

- jose valdir pereira -






sábado, 13 de junho de 2020

Sobre uma bela flor...




SOBRE UMA BELA FLOR, UMA BELA MULHER, UMA BELA PAISAGEM, UMA BELA ATITUDE...

“O belo nos fascina a tal ponto de nada ser preciso dizer.
É o poder do encantamento que nos faz entrar no universo do silêncio e do amor. Por isso, acercar-se do belo, do estonteante, do magistral, daquilo que, enfim, mexe com nossa alma, causa-nos um fervoroso encantamento. É um gesto que nos encaminha à felicidade.
Que felicidade?
Essa que nos arrebata solenemente e nos induz ao prazer pela viagem na doce e saudável incursão imaginária.
A que vem de um gesto da beleza gratuita e espontânea; aquele que traz deslumbramento e gulodice no Amor!”

(jose valdir pereira)



quinta-feira, 11 de junho de 2020

Lembranças, sonhos e pensamentos



De ti, 
são tantas as lembranças a ponto de fazer-me crer que estás aqui,
ao ver teu sorriso encantador, 
teus olhos cheios de amor e tuas mãos endereçadas às minhas, 
pondo-me ao teu alcance, como se estivesses perto do meu corpo e mais dentro ainda do meu coração.


Por ti, 
são tantos os desejos que me vejo nos teus beijos e esmaecido no teu corpo, 
depois de tantos afagos e de tanto amor, 
que me entrego aos meus pensamentos, 
onde estamos, e realizo o amor que suplica minha ânsia de possuí-la do tanto daquelas vezes, 
tu possuída.

Dou-me em êxtase
nas lembranças que me fazem te amar, no meu colo a  dar-me ao teu aconchego e chamegos, meus olhos te contemplam, na entrega do fascínio que me despertam teu corpo, teu sorriso e tua boca, nessas horas sagradas, em que o amor ocorrem à luz de corações, mentes e almas apaixonados.  

Ao ser assim, 
que riquezas são essas lembranças que tomaram contam do meu pressente, 
tão doces lenitivos para o meu corpo e para o meu coração na tua ausência, 
que as dores são arrefecidas e já, aos poucos, me preenchem o vazio da vida que levo longe de ti.

Ao ver-te nos pensamentos, 
nos sonhos e nas lembranças que me chegam permanentemente, realizam-me, plenamente, os meus desejos e me compraz desfrutar da tua presença, mesma nessa ausência que perdura sem que tu possas estar aqui.

- jose valdir pereira -



quarta-feira, 10 de junho de 2020

Você me faz lembrar...


 

 

Que o veneno existe,

que a flor tem espinhos,

que a noite termina,

que a lua também se esconde,

que o sol queima,

que o inimigo pode estar sempre por perto,

que a solidão pode ser uma boa companhia,

que a lagrima é salgada,

que o passo seguinte é arriscado,

que todo cuidado é mesmo pouco,

que dos olhos também rolam lágrimas,

que o amor não brota das trevas,

que o amor não é uma dádiva, 

mas uma conquista.


- jose valdir pereira - 



Kim Noorda by Sarah Maingot

domingo, 7 de junho de 2020

Fosse eu, você!

FOSSE EU, VOCÊ!

Fosse eu, você, estaria nos meus braços agora,
sem razões nem motivos pra ir embora,
colada no meu corpo, sem querer sair.
sentindo os afagos do meu coração, em Si.

Fosse eu, você, me dava beijos e fazia amor,
saciava meus desejos há tanto tempo contidos,
depois nos meus braços ficava esmaecida
sem nenhuma pressa pra sair...

Fosse eu, você, seria tudo que eu queria,
qualquer coisa mais na vida importaria,
ao me ter em meus braços,
numa fricção de amor e de prazer,
então, por que não?

Fosse eu, você,meu amor,
de mãos dadas estaríamos por aí,
e noutras horas em casa, aos beijos e abraços,
me amaria,
até tudo em nós,
esmaecer.

- jose valdir pereira -


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Porque ela quer ser amada, profundamente amada...





"Quem sabe olhar, consegue ver: há na alma da mulher, no seu corpo e no seu coração, um sagrado templo.

É dele que emana toda luz que ilumina e dá sentido às palavras dos poetas.

A mulher no seu estado iluminado, no seu estar reflexivo, quando seus olhos olham, mas quem enxerga é seu coração, dá, ao homem, ou a quem a vê com o coração, a possibilidade de fazer todas as leituras da alma feminina.

Mas, a mulher só deixa de ser um enigma, e se verga, quando está amando; é nesse mister, que se desveste, e se arremessa, completamente nua - Nem a déspota, até ela, resiste ao amor e, por isso, se dispa, corpo e coração, à mercê do amor - porque ela quer ser amada; profundamente amada!"

-´jose valdir pereira -
















quarta-feira, 3 de junho de 2020

No próximo livro...




Ainda há que se viver muito tempo, pois é tanto tempo pra se viver.

Não há o que pensar sobre o tempo que se tem ainda pra viver, se o que importa é a qualidade de vida que você leva vivendo o seu tempo.

Amor? O que valer a pena. Qual amor que vale a pena? Aquele que se encaixa em tudo. Nada de concessões, ajustes e acertos. Isso é coisa pra roupas, sapatos e cintos. Entretanto, se foi pego pelo cupido de surpresa e já está de mãos dadas, à revelia das afinidades e dos gostos comuns, seguindo a mesma estrada, é o que acontece com mutos, sacrificar-se um pouco em nome do amor, não é desperdiçar o tempo. E salvar uma relação já engatada, em curso, é, às vezes, melhor que começar outra incerta e, quem sabe, pior.

Amizade? Não conquistá-las. Tê-las, se forem capazes de conquistá-lo (a). Assim, terá amigos fies e gratuitos, espontâneos, dignos e louváveis. Não vai ter que fazer concessões em nome da amizade.
Riqueza? Apenas o necessário, o necessário para ser feliz. Nada de se preocupar com o que tem, ou com o que poderia (devia) ter, sem poder desfrutar. Herança para seus descendentes e aderentes? Já diziam os sábios. A melhor herança é a educação. Bens materiais vão gerar muitas brigas. Ainda mais se forem desunidos e sem educação.

Há que haver apenas um alguém dono do seu coração. E que saiba seu coração dedicar-se àquele amor que lhe quer, àquele que cuida de você, zela pelo seu bem-estar, que o admira por completo; àquele que diz que você é a melhor pessoa do mundo e que ela se realiza no seu carinho do dia a dia.

Trabalho? Só o suficiente para não morrer de preguiça. Nada de se matar trabalhando. Trabalhar apenas as horas com as quais o pão de cada dia está garantido. No mais, é só lazer, viver e se divertir.

Do lar? Faça-o seu castelo, onde você é o rei, a rinha. A majestade. Deixe-o do jeito que você gosta, para que você se sinta amado (a) onde está e ame onde vive, ame o que tem e o que é. Não se sinta desconfortável com o que você é e com o que tem. isso é horrível. Quero dizer: você é o amor de sua vida. Depois vem o outro. Como amar alguém, se nem a si sabe amar?

Comer? Tudo de bom, sempre. Quando não puder, desdenhe como fez a raposa, às uvas. Ou como fez o feio à beleza estonteante da vizinha. Se não tiver bacalhau, coma pirarucu. Etc, etc, etc.

Carro? Desista. Vá morar em uma cidade onde a mobilização urbana é eficiente e os meios de transportes limpos e aconchegantes. Mas o melhor mesmo é morar em uma cidade pacata, provinciana, onde o amor, o respeito, a fraternidade, a igualdade e a liberdade imperam.

Quer saber mais? Espere, que tem. No próximo livro.

Ah, sim!
Suas flores.





Você é só amor, querida!

Você é só amor, querida!

Você é só amor, querida!
E sua alma é uma bênção!
Quão agradável e amoroso é estar ao teu lado, mesmo assim, distante dos teus beijos e abraços!
Chego agora do jardim, trazendo belas e perfumadas flores para ti, desejos do meu coração!
Que haja sempre este carinho e esta ternura entre nossos corações.
Que seja sempre assim, o meu amor por ti e o teu amor por mim.
Beijo-te, com a candura dos anjos!
Amo-te, com a pureza das flores!
Sou a companhia que tens, sem que possas ver,
mas se queres, sintas que estou por perto, junto a ti!

(josé valdir pereira)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Tudo está em ti, amor...

Tudo está em ti, meu amor!

"Agora eu sei onde a flor foi buscar tanto esplendor,
porque o arco-íris é tão majestoso,
e porque os campos verdes do meu amanhecer são tão fascinantes...

Agora eu sei em que lugar posso encontrar uma deusa, a ternura e a doçura de uma rosa,
a singeleza de uma estrela cintilante no céu,
e de onde vem o encanto das águas verdes do mar...

Agora eu sei onde estão os melhores sorrisos,
o beijo e a boca mais prazerosos,
e o porquê do sabor delicioso da framboesa, da ameixa, dos morangos e da maçã...

Agora eu sei do coração mais acolhedor,
do abraço mais quente e amigo,
e do olhar mais confiante e abrigo.
Tudo está em ti, meu amor!"


(josé valdir pereira)


Pintura: Eric Wallis



Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...