Quem sou eu

Minha foto
Um Blog de poemas e crônicas feito especialmente para você, que tem bom gosto!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019




TUDO PELO IDOSO


Tudo que já afirmaram sobre a velhice só pode ser sentido, na sua mais pura e real significância, se você viver momentos ao lado de um idoso ou observando seu modus operantes de viver. Se para um adulto, é difícil ser tolerante com o idoso, imagine para a maioria dos adolescentes. 

Compreender que com o passar dos anos perdemos nossos sentidos, ou seja, visão, tato, audição etc, tudo vai embora e nos deixam sozinhos, Tentando encontrar o chão, o cheiro das flores, a beleza da natureza e os belos acordes das gostosas canções de amor.

O idoso caminha devagar, porque tem limitações; não ouve como queremos, logo e na altura que falamos, por muitas razões, menos a de que não querem ouvir;
o que um idoso mais espera de todos nós é paciência, tolerância, compreensão, amor e carinho.
Você já viu um idoso comer um gostoso churrasco? Pois é! Mesmo que adore, não mais poderá viver este prazer que tanto adorava.

Andar de bicicleta, comer tudo que lhe der na telha, sair por ai, à esmo, sem eira nem beira, sem lenço e sem documento...Nem pensar!

O idoso, se diz uma brincadeira, dizem logo: que velho enxerido. E se xingam o velho, estão sendo intolerantes. Claro que tem velho enxerido. Mas isso é a exceção. Não vamos generalizar. Via de regra, todos os velhinhos e velhinhas são bonzinhos e merecem nosso respeito, nossa ajuda e nossa compreensão. Nem era preciso haver uma lei de proteção ao idoso para que o respeitássemos. O idoso, por assim dizer, é, na verdade, porque voltou a sê-lo, uma amável criança, que, assim como esta, merecem todos os cuidados. 

Agora, pasme - é triste, mas é verdade: quantos idosos vivem em ambientes preparados para sua subsistência? Banheiros inapropriados, dormitórios sem as mínimas condições, alimentação desregulada, cuidados médicos ignorados, remédios ministrados sem receitas e sem consulta médica...sem lazer, recreação...quase que abandonados.

É preciso que se faça uma reflexão sobre como estamos tratando nossos idosos.
Você, que tem idoso em sua casa, na sua família, pense nisso.

programe o dia a dia do seu idoso: pela manhã, fazer o quê? Qual será o café? E depois? passeio matinal? E remédios, ele toma algum? E os diálogos que ele gosta de fazer? Gosta de ouvir música? Quais? E os amigos que ele gosta de visitar, ter aquela conversa? E o almoço, o que ele pode e gosta de comer? Tem sobremesa? E a cesta, é comum? E à tarde, como será a tarde do seu idoso? Assistindo televisão, ouvindo rádio? Dormir um pouco? E à noite, algum remédio? Já programou um passeio diário para ele? E sua alimentação? 
Cuide bem do seu idoso. Como? Tenha paciência e muito amor. 

Nos ônibus, nas praças, nas igrejas, nos teatros, nos cinemas, em qualquer circunstância, dê preferência ao idoso. Ajude-o! Deus agradece, o amor que você dispensar ao seu irmão!


(jose valdir pereira




Nenhum comentário: