quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Mamãe escreveu









 

O amor é para ser...

 O amor é para ser vivido em sua plenitude. 

Não pode ser o acanhamento, a reserva, atitudes de vergonha, timidez ou receios serem motivos para tolher, impedir, obstaculizar, ser óbice para as manifestações do amor. 

Se se ama, deve-se exercitar esse sentimento com todas as forças do coração e com todos os desejos incontidos do corpo. 

Se não for capaz de agir, o amante ou a amante, desta forma, não há porque dizer que ama e ou que tem amor por algo ou por alguém.




terça-feira, 26 de setembro de 2023

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

domingo, 24 de setembro de 2023

A vantagem de ser um conservador

 


A vantagem de você ser um conservador, é que você é:

a favor da família, 

contra o aborto, 

a favor da liberdade, 

a favor do direito privado, 

a favor da religião 

e a favor do amor.




Pensamentos

 

"Minha maior solidão é sentir tua ausência quando estás perto de mim!"

(jose valdir pereira)

"A menor distância para se chegar ao coração de alguém pode ser uma flor!"

(jose valdir pereira)

"Um amor distante presente, vale mais que um amor presente distante!"

(jose valdir pereira)

Livros de hoje - Releitura rápida



Leio, não para ser feliz no amor, mas para fazer as pessoas felizes!


 

sábado, 23 de setembro de 2023

Licença poética




A poesia pode fazer uso da chamada licença poética, que é a permissão para extrapolar o uso da norma culta da língua, tomando a liberdade necessária para recorrer a recursos como o uso de palavra de baixo-calão desvios da norma ortográfica que se aproximam mais da linguagem falada ou a utilização de figuras de estilo como a hipérbole ou outras que assumem o carácter "fingidor" da poesia, de acordo com a conhecida fórmula de Fernando Pessoa ("O poeta é um fingidor").

A matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática. Limitar a poética às tradições de uma língua é não reconhecer, também, a volatilidade das falas.

Quem sabe o valor de uma mensagem...




Quem sabe o valor de uma mensagem, dessas que as pessoas podem receber ou deveriam receber no dia do seu aniversário, com certeza, jamais deixaria de dedicar um pouco do seu tempo para fazer chegar ao coração de quem "faz anos", algum aceno ou sinal, desejando-lhe (à tão abençoada pessoa, porque viveu mais um ano de sua abençoada vida), votos de muita felicidade, muitos anos de vida, muita paz, saúde e amor, nas primaveras que se seguirão.

Neste instante, por exemplo, alguém está a aniversariar e não está sendo lembrado por ninguém. Quem sabe, um amigo seu, por exemplo. Por isso, é de fundamental importância você saber o dia do aniversário de seus amigos e, neste dia, não deixar de lhe dar um "alô".

Não, nem é preciso um presente chik ou um qualquer. Apenas um alô, já é o suficiente. Sabia? Mas, se puder lhe ofertar uma, por assim dizer, pequena "lembrança", excelente gesto.

Tem pessoas tão românticas e humanas que fazem surpresas para o aniversariante...E, em assim senso, acontece cada uma...Certa vez, uma amiga, no dia do aniversário de seu amigo, fez-lhe uma excelente surpresa: levou à sua casa, no dia do seu aniversário, uma dupla de artistas, um tocando violino e o outro cantando a música Fascinação. Pense na emoção vivida naquele momento. Outra amiga, noutra ocasião, sabendo que seu amigo gostava de Roberto Carlos, contratou um cover do cantor que cantou algumas músicas do "rei", na noite de celebração do seu aniversário...

Mas em outras ocasiões, quase nada acontece no nosso aniversário, se não é a infalível presença constante de um "alô" que sempre vem da nossa querida mãe nesse dia. Até os ditos amigos, os mais próximos e os menos, deixam o dia do nosso aniversário passar despercebido.

E é claro, que no dia do nosso aniversário, a nossa expectativa é a de que nos venham muitas mensagens de amor, muitas felicitações e demonstrações que somos queridos e amados e admirados por algumas pessoas, principalmente daquelas das quais desfrutamos amizade e companheirismo.

Neste natal, fiz questão, apesar da existência da Internet (e-mail, facebook, blog e site), de enviar para amigos e amigas cartão de natal pelos correios. È que sou, como Roberto Carlos diz “um romântico apaixonado, do tipo que ainda manda flores...”. E isto gosto de fazer todos os anos.

Mas voltemos ao aniversário. Não esperamos tantas mensagens que recebi de todos, através dos variados meios de comunicação que hoje contamos, tipo correios (cartões, cartas, telegramas) e Internet (e-mails, facebook, instagram, tik-tok, twiteer, MSN, Gmail, site e blog), entre outros.

Quero agradecer a todos que tomaram a iniciativa de acenar, de alguma forma para desejar-me feliz aniversário. Confesso que fiquei extremamente feliz e agradecido com todas essas manifestações de carinho e de valoração.

Mas aproveito a oportunidade para dizer que continuem agindo desta maneira, cultivando este gesto de carinho e de amor para com as pessoas, amigas, conhecidas, familiares ou não. Um gesto de carinho, sermos lembrados, pelo menos por essa ou aquela pessoa, quando pensamos que fomos esquecidos, deixa-nos feliz e esse gesto é a manifestação mais nobre, humana e gentil que alguém pode ter com o seu semelhante.

jose valdir pereira



José Valdir Cidadão Honorário de Porto Velho.



A justiça tarda, mas não falha,
Já diz o dito popular,
E a nossa municipalidade que não é cega
Através de seus vereadores nos faz honrar.

Entregando ao Nobre Poeta, Escritor e Professor
De gerações, o Titulo Honorável de louvou,
Honraria maior de qualquer cidadão.
Quem empresta sua vida em devoção.

Parabéns Poeta inestimável.
Quem ganha mais é a população.
Que ao receber um filho honrado,
Cresce em conceito e consideração.

Parabéns senhores vereadores.
Vates das leis e indicações.
Que ao homenagearem insigne Poeta
Se elevam em poder com seus concidadãos.

Parabéns Poeta, Professor, Historiador e Amigo
José Valdir, o Homem homenageado.
As letras maiúsculas lhe cabem bem,
Pois das letras fazes o melhor traçado.

Parabéns Câmara Municipal de Porto Velho.
Cidade eterna de paixão e de amor.
Que ao abraçar o filho pródigo,
Eleva seu nome em todo esplendor.

Porto Velho, José Valdir Pereira,
A você tem grande devoção,
Nada melhor que desta entrega intrínseca,
Faça brotar amor em todo coração.

Ao Poeta José Valdir,
Que esta homenagem se irradie
Em mais poesias,
Para felicidade de todos,
Pois o Poeta é só alegria.

Salve 16 de novembro de 2010.

Vilhena, 12 de novembro 2010-11-12

João Paulo das Virgens

 



Você já é passado




 

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Quando eu morrer


Peçam para a funerária deixar que haja um sorriso no meu rosto. É o sinal de que estou debochando de vocês por terem ficado nessa luta desesperada para se manterem vivos e atrás de uma felicidade, alegria utópica e fugaz.

Nada de flores viçosas, lindas e perfumadas. Quero flores murchas e sem cor para representar o que restou de quem tanto lutou por uma vida digna e abençoada.

Se quiserem chorar, tudo bem. Mas vou logo avisando: não adianta de nada. Sei que choro não levanta defunto e não adianta de nada.

Podem beber a vontade vinho, licor e champanhe. E celebra minha partida com um graças a Deus. É que a morte pra mim é um alívio. Livrei-me da hipocrisia de vocês e da falsa amizade.

Se quiserem cantar, estejam à vontade. Mas àquelas que maldizerem o amor não correspondido, o amor interesseiro, o amor nefasto, o amor bandido.

E na hora em que o caixão, se é que vai haver pode ser uma rede também, baixar os sete palmos, cantem os parabéns. Nesta morte querida, muitas felicidades na outra vida, que esta não valeu nada.

E olhem ao redor pra ver se tem algum amigo. Se estiver sério e cabisbaixo dando graças a Deus por eu estar morto, é um amigo. Se estiver lacrimejando, é falso. Quer dizer, nem com a morte soube ser autêntico.

E na lápide, coloquem. Graças a Deus me livrei de vocês.
- jose valdir pereira -

Vem, apressa-te!




Que vou fazer com esses desejos se te quero muito mais que a uma só vida? 

Vem, apressa-te! Vem amenizar este fogo que me arde o corpo inteiro, deixando-me em chamas e morrendo de amor por ti! 

Se pudesse, brindava este nosso encontro, derramava champanhe em teu corpo, acariciava teus seios, ia até tua mais pura intimidade e me entregava à tua doce acolhida, ao teu amor, a minha melhor parte de ti, e a te dava, despudoradamente, mas sutil e suavemente, a minha maior e melhor expressão afeito aos teus domínios, e, com carinho e gostosamente, ouviria de ti, teus sussurros de prazer, e por nós e para nós, encontraria uma forma de não mais sair do teu coração, de tuas entregas e beijos, pela noite inteira, colado, gemendo de amor, violentarmos o silêncio da madrugado, uivando, tu e eu, nesta festa de loucuras de amor...


Você quer que eu comece a te amar, agora? Vem que eu vou te amar neste instante, querida; lança-te aos meus braços, devora-me com teus beijos e deixa-me sentir tua alma, teu coração e teus desejos ardendo na minha acolhida; afoga minhas vontades; despeja e deixa escorrer em mim as tuas...”

(José Valdir Pereira)





Tua ausência





 

Não insista



Há um erro na oração. É de concordância verbal ou nominal?


 

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Sobre poesia e pintura

 


“Pintura é poesia que é mais vista do que sentida, e poesia é pintura que é mais sentida

do que vista”. Leonardo da Vinci

Seja constante no amor


 

A poesia, o poeta, a vida

 



Deus é muito bondoso para com suas criaturas. Veja só: para vencermos as agruras da vida, na juventude, nos deu a virilidade, a coragem, a confiança no poder da juventude, que pode tudo; é assim mesmo; embora nada possamos e nada sejamos, quando jovens, cremos que somos onipotentes e oniscientes, semelhantes ao criador.


Depois vem a velhice (essa é a palavra certa) e Deus nos deu a possibilidade de substituir os predicados da juventude por algo que só existe nessa estação existencial: a sabedoria. Mas, esta não chega a estar em todos. É privilégio de poucos, porque, nesse mundo consumista, poucos se dão conta do seu valor. Quando eu era pequeno lia muito a Bíblia - os Salmos, os Provérbios, Eclesiastes, entre outros livros, sempre foram minha leitura predileta. E eu queria ser sábio como Salomão e amável e culto como David.


Hoje, a humanidade está perdendo as virtudes e os valores que engrandecem e confirmam o amor, a amizade como o bem maior a ser conquistado. Apenas uma pequena parcela vive, persiste em viver as virtudes e os valores que dão sustentação à existência do amor e da amizade. E fazem isso através da poesia. Certa vez Kierkegaard escreveu: "o poeta é o gênio da recordação". E ele tinha razão.


Isto faz do poeta um elemento fundamental num grupo social, que tem uma valiosa missão: registrar para as gerações presentes e futuras, através de sua arte: os sentimentos, as ideias e os fatos mais relevantes de seu contexto histórico específico.
Não é uma tarefa fácil, exige não somente a técnica, mas acima de tudo, uma habilidade natural, uma vocação.


O poeta louva e elogia o belo, porém da mesma forma censura e critica o inestético. (Johannes de Silentio)


Eu acredito na poesia, no poder da poesia; nessa poesia que você faz, que eu faço e que muitos fazem. É através dela que criamos, cultuamos e disseminamos sabedoria e mostramos um norte para o amor, à amizade e à reflexão da humanidade para um arrumar, um redefinir-se quanto ao horizonte a ser seguido.


E cada um de nós tem uma missão aqui na terra. E cada um de nós é um pequeno Cristo; por isso, sofremos, somos espoliados, maltratados e negados, porque a nossa palavra, o amor, é algo de pouco valor nesse mundo consumistas, imediatista e de existência conturbada.


Mas, a exemplo daquele beija-flor, que, sozinho, tentava apagar o incêndio na floresta na qual vivia, seguimos apagando incêndios e espalhando sementes de sabedoria para que a humanidade seja capaz de ser feliz.


(José Valdir Pereira)

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Preserve





 

Escritor na vez do professor



Palestra para alunos sobre literatura e música




 

Sobre a paz






 


Livro biográfico dos avôs Pedro Alves Pereira e José Augusto Leite

Brevemente teremos publicada em livro a história de Pedro Alves Pereira e de José Augusto Leite, os avôs do escritor e poeta José Valdir Pereira, autor deste Blog literário.

A capa provisória tem a seguinte formatação:




quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Blog do Antonio Morais: ANIVERSARIANTE DO DIA - MUNDIM DO VALE.

Blog do Antonio Morais: ANIVERSARIANTE DO DIA - MUNDIM DO VALE.: Três momentos do Mundim do Vale no Sanharol: Ensinando o João Pedro a fazer versos. Com os amigos Fideralina, Dr. Rolim, Nadja, Claude Blo...

Uma fã escreveu



Quisera ter muito mais cultura e muito mais sensibilidade, para

 \" mesmo em sonho\", chegar um pouco aos seus pés, pois como poeta... 

és um timoneiro, condutor, baluarte da sublimação humana. 

Parabéns poeta, és genial!

A batalha de São Miguel e seus anjos contra satanás e seus anjos decaídos



Sobre a "batalha" de Miguel e seus anjos fiéis a Deus contra Satanás e seus anjos decaídos, é importante que compreendam que não foi uma luta na qual esses espíritos angélicos usaram socos, pontapés, empurrões, espadas, lanças, flechas ou raios... Nada disso!

Os anjos foram criados com sua natureza angélica, portanto, portadores, em graus muito perfeitos, de acordo com suas hierarquias, com os dotes das criaturas livres, como o ser humano, criadas à imagem e semelhança de Deus: com inteligência, liberdade, razão e vontade.

Não tinham as fraquezas que nós, seres humanos, depois da queda de nossos primeiros pais, passamos a ter.

Eram espíritos puros, todos criados e bons e santos, porém, gozavam do dom da liberdade, do livre arbítrio, e de uma vontade plenamente livre.

E eram essas vontade e liberdade que precisavam serem postas à prova por Deus, que não quer ser servido e nem amado obrigatoriamente, de forma forçada, de forma involuntária: formas imperfeitas, contrárias ao próprio Deus, Ser Eterno, plenamente feliz, amoroso e livre em sua Unidade e Trindade.

A "batalha" foi travada entre as inteligências e vontades dos anjos bons contra as inteligências e vontades dos anjos maus. Argumentos de fervor, amor, submissão e humildade dos anjos bons com relação a Deus, contra argumentos de revolta, insubmissão, rebeldia e ódio contra Deus.

Os anjos bons entenderam que sua liberdade estava na servidão a Deus. Os maus colocaram em suas mentes que serem livres era afastarem-se de Deus e seguirem suas próprias vontades.

Obviamente que, com isso, os Anjos bons foram admitidos à visão beatífica da Trindade, à glória do paraíso, à recompensa eterna. E os maus, afastando-se de Deus, afastaram-se do amor, da humildade, da paz, da alegria e da vida, mas, mesmo assim, preferiram isso a serem "escravos de Deus".

Por isso que o pecado dos demônios foi imenso e irreversível. A decisão deles não foi movida por fraqueza:  eles escolheram livremente isso. Foi uma decisão bem pensada. Definitiva. Só não sabiam quão terrível seria o inferno: lugar e estado de atrozes sofrimentos: o fogo eterno, o "verme que não morre" e gritam, berram e urram constantemente as dores de suas condenações e destilam seu ódio contra Deus e contra tudo que Deus ama, significa e quer.

Os demônios sabem que Deus é bom e misericordioso para com os seres humanos, mas, não creem que Deus foi bom com eles, pois, interpretam que Deus não era para ter criado eles para serem servos dEe, do Filho feito homem, de Maria Imaculada: uma mulher santíssima, mas, uma criatura humana, de natureza inferior à deles, e nem de nós, filhos e filhas adotivos de Deus. 

Daí que toda a sua obsessão está voltada em ofender a Deus, a quem odeiam com todas as suas forças e a atrapalhar os planos de Deus, especialmente, tentando os homens, para que se sintam "livres como eles" e optem, como eles, por uma vida fora da vontade de Deus, afundados em vícios, maldades, libertinagens, ateísmo prático, e, como eles, caiam no fogo eterno...

Giovani Carvalho Mendes
(Irmão João Maria da Encarnação, ocds) 


terça-feira, 12 de setembro de 2023

sábado, 2 de setembro de 2023

E vai ser lindo nosso amor....






...E vai ser lindo, nosso amor,

já vem o renascer...
Todas as sedes vividas, ausências sentidas,
noites escuras, céu nevoento, pouca chuva,
decerto e, inevitavelmente, vem no porvir,
não mais um caminho de pedras;
de tudo de bom, um pouco,
mas, sobretudo, perfumada e bela, a vida.

...E vai ser lindo, nosso amor,

já vem o renascer...
Passado pelas tempestades e atribulados dias,
de sol a sol, ainda que o provar da terra árida e sofrida,
sem vencer a sede presente e a fome sentida,
anjos da sobrevida, da selva de pedra banida,
à vista, exposta ferida, nada mais a entregar,
ao restar apenas um pouco do fiasco da vida...

...E vai ser lindo, nosso amor,

Já vem o renascer....
A terra florescer, as flores surgir,
o céu a sorrir, iluminado pelas estrelas, enfeitado de nuvens
levadas pelo vendo, em movimentos candentes...e
o verde a se espalhar pelos campos e o ar será tomado pelo perfume das rosas, alfazemas, camélias e gardênias... e correrão, floresta adentro, pelo leito da terra, águas cristalinas, alimento que dará sustento à fauna e à flora, e já será outro tempo,
o tempo do amor, da alegria, da liberdade,
da fartura, da paz, da fé e do amor.

- jose valdir pereira -


sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Viva as flores



Que a vida encerra,
que ao coração agradam,
que o amor despertam,
que a vida alegram,
que a namorada afagam,
que a tristeza afastam,
que o vinho exaltam,
que à noite é festa,
que dão beleza ao campo, ao serrado, à floresta,
que a mulher seduzem,
que ao céu reluz,
que trazem o romance à baila,
o desejo ao amor,
a paz pedida, os encontros,
a beleza da vida, a entrada, a saída...


Que dizem o que você quer ouvir,
que soam como uma canção,
que trazem alegria,
exprimem o bem, são cúmplices da serenidade, da paixão,
sempre sutis na verdade e exageradas no amor,
encantam e dão beleza onde há pouco esplendor,
estão nos versos cortês, nas mãos do amante,
na oração do Senhor, na encosta dos mares,
no sopro dos ventos do leste, nos aguapés das lagoas,
no silêncio das marés, nos jardins das casas, 
nos montes e nas serras, 
na parte mais íntima do coração de uma mulher.

Viva flores. Floresça. Floreie. Seja florida!

(jose valdir pereira)

 

Gratidão







 

Quando fores me amar

  Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...