COM O PAPAI
Este Blog foi criado pensando em você, que é uma pessoa de bom gosto.
Para divulgar a vida, a história e a criação literária do poeta e escritor josé valdir pereira.
Que a vida nos seja leve e o futuro promissor, na amizade e no amor
Antes de entrar na leitura, deixe eu lhe dizer: adoro meus poemas e tudo que escrevo. Sou meu fã número 1.
BEM-VINDO
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Ame...
"Ame e deixe ser amada - no mais, tudo vem com o tempo. "
(josé valdir pereira)
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Tens o perfume de um jardim
sábado, 22 de agosto de 2020
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Fundação da Academia Guajaramirense de Letras
FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DE GUAJARÁ MIRIM /RONDÔNIA
O presidente da ACLER, acadêmico José Valdir Pereira, em seu pronunciamento, lembrou que "A Academia não é uma facção política, mas tem responsabilidades sociais, por exemplo, no fomento à cultura, à democracia e à defesa intransigente da língua pátria".
Em seu pronunciamento o presidente Paulo Cordeiro Saldanha lembrou figuras históricas da região de Guajará-Mirim, citando que "nascemos com o dever de sermos partícipes ativos do progresso sócio-econômico-cultural e humano, dentro da nossa realidade, sendo nosso propósito congregar o relacionamento com os demais atores sociais, difundindo a cultura e incentivando a literatura e o progresso da ciência, sempre atuando no interesse maior da nossa gente".
Falando em nome da Sociedade dos Poetas e Escritores de Guayaramerin, seu presidente, José Luiz Durán, anunciou a intenção de realizar eventos sócio-culturais com a AGL. "Somos irmãos e temos de trabalhar em prol dos interesses regionais, inclusive na defesa e difusão da nossa cultura, e a literatura é uma forma de cultura".
O vereador Mário Cesar, vice-presidente da Câmara guajaramirense, destacou ser necessário "fortalecer as instituições que defendem a cultura. Temos uma história que precisa ser rememorada, debatida, respeitada e divulgada", frisou. Enquanto o vice-prefeito Hilter Gomes disse que "essa Academia chega num momento importante de transformações locais. Devemos entender que não há progresso social sem que a ação cultural esteja presente e sem que se preserve a história e os valores humanos".
Tomaram posse como membros da AGL: Paulo Cordeiro Saldanha Sobrinho, advogado e empresário; Aluízio da Silva, funcionário público; Dúlcio Mendes, odontólogo; Terezza Chamma, professora; Minerva Soto, jornalista, Júlio Iriarte, bacharel em Direito; Maria Cristina França, professora e Edson Almeida de Oliveira, militar e josé valdir pereira.
O jornalista João Luiz, mestre-de-cerimônia, ao final do evento, convidou os acadêmicos presentes e produtores literários a participar do 3º Encontro de Escritores de Rondônia, a se realizar em Vilhena, em novembro próximo, e da I Feira de Livros de Autores Rondonienses, a ser promovida e realizada pela ACLER, em dezembro.
À cerimônia compareceram os acadêmicos membros da ACLER José Valdir Pereira (presidente) e os membros: Abnael Machado de Lima, Pedro Albino de Aguiar, Yedda Pinheiro Borzacov, Cesar Romero Albuquerque, Claúdio Feitosa, Matias Mendes e Lúcio Albuquerque, além da presidente da Academia de Letras de Cacoal, Maria Lindomar dos Santos e representantes da sociedade guajaramirense, dentre os quais o ex-prefeito Ruy Almeida.
Maria Lindomar Santos (presidente da Academia de Letras de Cacoal), Hilter Gomes, vice-prefeito de G.Mirim, José Valdir Pereira (presidente da ACLER), Paulo Saldana (presidente da AGL), vereador Mário Cesar e professor Abnael Machado de Lima (membro da ACLER)
Professora Maria Lindomar - Academia de Letras de Cacoal
Professora Cristina França - AGL - Academia Guajaramirense de Letras -
Professora e Presidente da ACLEC, Professora e escritora Maria Lindomar e o Presidente da Academia de Letras de Rondônia - escritor e poeta José Valdir Pereira
Presidente da ACLER - José Valdir Pereira
Presidente da ACLEC - Maria Lindomar
Presidente da AGL - Paulo Saldanha
Secretário da ACLER - Pedro Albino
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Amor azul, azul da cor do céu, azul da cor do mar...
Ela não precisou ficar nua,
sábado, 15 de agosto de 2020
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
O que me ocorre agora...
"Cultive e defenda com unhas e dentes a sua liberdade de consciência e de pensamento."
- jose valdir pereira -
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Tipos de amigos
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Como é o começo do amor, na relação com alguém, com as coisas, com as criaturas de Deus.
O amor começa sendo gentil e sensual, e na medida em que dá passos seguidos e firmes para sentir, de vez, a doçura do coração de quem o acolhe com tal gentileza e sensualidade, cai no enlevo da alma que o deseja e do corpo que o enseja e nele, por ele e para ele, vive nessa sedução, inteira e desmedida emoção...
Amar, amar de verdade, é adentrar mar adentro, para viver todas as emoções de uma mar, ora de águas calmas e dengosas, ora de águas que açoitam as encostas, por onde passa, calmo ou em fúria, e até o que estiver no mais profundo esconderijo do seu âmago existencial...
O amor é um sentimento tão imprevisível, que chega, às vezes, a se comportar de forma inexplicável!
(jose valdir pereira)...
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
A melhor maneira
Não O vemos, mas...
Não O vemos, não O sentimos e não nos importamos com Sua presença em nosso coração, mas Ele está sempre ali, nos cativando, nos amando e nos abençoando.
Se não fosse assim, já teríamos sucumbido. Somos dados aos desastres, ao soberbo, aos excessos, às facilidades, ao supérfluo, a desdenhar a vida...
Às vezes, aprendemos cedo; às vezes, tarde; outras vezes, muito tarde...
e algumas vezes, nem aprendemos!
(jose valdir pereira)
domingo, 9 de agosto de 2020
Homenagem ao poeta pai
Quando caibo em ti...
Sou grande quando caibo em ti
"Eu me reescrevi para ti!
Vejo-te melhor na tua intimidade..
Converso com o teu coração.
Leio teus lábios.
Refaço-me dentro de ti todas as vezes que me entrego aos teus benditos lampejos de amor...
Sou teu frenesi, minha toda razão de ser...
Meu amor.
Sou grande quando me deixas caber na tua pequenez,
na tua volúpia noturna, matinal, vespertina...
nos teus sussurros de amor!"
(josé valdir pereira)
sábado, 8 de agosto de 2020
sexta-feira, 7 de agosto de 2020
Não me mostrem o lado triste da vida
(jose valdir pereira)
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
"Tarde te amei!" - Poema de Santo Agostinho
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Do adeus aos entes amados
sábado, 1 de agosto de 2020
Um feliz dia...
BOM DIA
Que seja hoje seu dia, o melhor de todos, em relação aos que já passaram,e que seja motivo para que os outros a viver, venham a ser tão sensacionais quanto ou mais que este que vivencia hoje, na bênção e na graça de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.
Quando fores me amar
Quando fores me amar, meu amor, me ama devagar, sem alarde e como que se eu fosse teu primeiro amor, porque, feito tal, me verás como a ...
-
Padre Vitor Hugo, Padre Claudionor e eu, discípulo de ambos. Você sabe quem foi o pioneiro rondoniense VITOR HUGO? Aqui, não se trata da ...